Cremações
A cremação é um dos processos mais antigos praticados pelo homem, tendo a sua origem no Oriente.
Hoje em dia, em diversos países do primeiro mundo, tornou-se o sistema de maior aceitação, sendo uma importante alternativa ao tradicional sistema de sepultamento.
A maior vantagem é a higiene do processo, totalmente não poluente e em harmonia com o meio ambiente.
No Japão, Grã-Bertanha, Áustria e Estados Unidos da América a cremação é o processo mais utilizado.
O incremento da aceitação da ideia de cremação é observado em várias partes do mundo.
Os crematórios são instalados nas áreas mais densamente povoadas e tem aumentado o número de cremações.
Vários países do ocidente adoptam a cremação como uma opção e, este procedimento vem se difundindo em função da falta de espaço, nas grandes cidades, para um cemitério.
Além disso, há os riscos da inumação (enterrar o cadáver) da disseminação do “necrochorume” (liquido formado a partir da decomposição dos corpos) na natureza. Desta forma, além dos objectos dos cadáveres contaminarem os terrenos e quando a nascente de um córrego está localizada nas suas proximidades.
Sem duvida alguma, ao enterrar-se um cadáver, está a causar um impacto ambiental considerável, como contaminação das águas por microorganismos que proliferam durante o processo de decomposição dos cadáveres.
– O que é a cremação?
É um procedimento moderno que transforma, por acção do calor, o cadáver em cinzas.
– Preciso deixar escrito que quero ser cremado?
Não é necessário deixar expressa a vontade de optar por esta prática. O testamenteiro ou familiar mais próximo podem tomar essa opção.
– Posso levar as cinzas para casa?
As cinzas são entregues, dentro de recipiente apropriado (pote), a quem tiver requerido a cremação, sendo livre o seu destino final.
– Como são os recipientes apropriados (potes)?
São pequenos recipientes com acabamentos e formas variadas, em madeira, metal, cerâmica, porcelana, mármore ou qualquer outro material.
– Se eu for cremado posso ser inumado junto com o meu cônjuge mesmo que ele tenha sido inumado em caixão?
Se o seu cônjuge estiver num ossário municipal, jazido municipal, sepultura ou jazido de família, dependendo da capacidade do local, a urna (pote) com as suas cinzas, poderá ser colocada junto deste.
– O que é um cendrário?
O cendrário é um espaço ajardinado, destinado á inumação anónima das cinzas resultantes da cremação de restos mortais (cadáveres ou ossadas).
As cinzas são inumadas de forma individual ou colectiva.
– O que é um columbário?
Os Columbários são pequenos compartimentos destinados ao depósito das urnas com as cinzas provenientes da cremação de restos mortais (cadáveres ou ossadas), no máximo de quatro.
– O que pode ser feito com as cinzas?
Depois da cremação há várias opções: as cinzas podem ser colocadas num cendrário; em jazido ou sepultura de família ossário ou columbário, dentro de recipiente apropriado ou entregues a quem tiver requerido a cremação, sendo livre o seu destino final. Se foi escolhido um “pote ecológico, as cinzas podem ser transformadas em diamantes.
– O serviço religioso pode ser feito antes ou depois da cremação?
A família pode optar por realizar o serviço religioso antes da cremação e/ou no momento em que é dado o destino final das cinzas.
– Os procedimentos são diferentes se eu optar pela cremação?
Os procedimentos são os mesmos que para a inumação. Se o cadáver tiver sido objecto de autópsia médico-legal, só pode ser cremado com autorização da autoridade judiciária.
– Há caixões especiais para a cremação?
Devem ser utilizados caixões de madeira facilmente destrutível por acção do calor, devendo ser retirados todos os elementos metálicos.
– O caixão é queimado juntamente com o cadáver?
Sim. As cinzas da madeira, estofo e roupa, são totalmente destruídas pela alta temperatura do forno e não se mistura com as cinzas do corpo.
– Quantos corpos são cremados de uma vez?
A cremação é individual, pois o próprio equipamento comporta apenas um corpo cada vez que é accionado.
– Existe cheiro ou fumo durante a cremação?
Não há qualquer espécie de cheiro ou fumo.
– Pode-se cremar somente ossos?
É perfeitamente possível e recomendado ás famílias aquando da exumação ou gerar espaços nos locais onde as ossadas estejam depositadas.
– A cremação é realizada imediatamente após o óbito?
As normas legais determinam que seja cumprido o prazo legal de 24 horas após a verificação do óbito, como para a inumação do cadáver.
– A cremação é cara?
Apesar de usar equipamentos e recursos de alta tecnologia, a cremação tem custos acessíveis e a despesa da transladação ao crematório mais próximo ou de preferência.
– A cremação dispensa o velório?
Todo o cerimonial de velório permanece e respeita as tradições dos diferentes rituais fúnebres.
– Se manifesto desejo de ser cremado, mas a família não aceita, qual será a decisão final?
A vontade da família será respeitada porque será sempre necessária a autorização de um familiar.
– A família pode assistir á cremação?
Por se tratar de uma acção absolutamente técnica e reservada, será mantida a reverência ao momento de dor e despedida, poupando a família.
– Em que momento a família se despede do seu ente querido?
A despedida acontece no velório, acompanhada de todas as homenagens póstumas tradicionais.
– As cinzas contaminam o meio ambiente?
As cinzas são material estéril e se colocadas em pote biodegradável, podem sem qualquer receio, ser depositada na terra.